quarta-feira, 20 de maio de 2009

Análises Clínicas e Saúde Pública

O técnico de Análises Clínicas e Saúde Pública tem um papel importante nos cuidados médicos actuais, ajudando a preservar a saúde e prevenir e/ou combater a doença, no indivíduo e na comunidade.
Trabalha em equipas multidisciplinares no rastreio e diagnóstico da doença, na avaliação da efectividade do tratamento, na monitorização e controlo de terapêuticas/drogas e de alimentos, na pesquisa das causas e curas da doença, no âmbito da Patologia Clínica, Hematologia Clínica, Imunohematologia, Genética, Biologia Molecular, Saúde Pública, Imunologia e Microbiologia.
As técnicas actualmente usadas nos laboratórios requerem a utilização de aparelhagem e métodos automáticos altamente sofisticados, o técnico deve ser eficaz na operação dessa aparelhagem, e deve estar metodologicamente apto a implementar e aplicar os processos subjacentes a essas técnicas.

Algumas das cadeiras que o curso inclui são: Parasitologia Clínica, Imunologia Clínica, Anatomo-Fisiologia, Genética Humana, entre outras.

Duração do curso: 4 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia ou Física e Química.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 100 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos


Saídas Profissionais:
Actividade Técnica de Análises Clínicas e Saúde Pública em Unidades Hospitalares Públicas e Privadas, Laboratórios Privados de Análises Clínicas, Laboratórios Universitários, Laboratórios de Saúde Pública, Institutos de Investigação, Clínicas Privadas, Unidades de Ensino, como docentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário