quinta-feira, 28 de maio de 2009

Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica


O técnico de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica contribui para a prevenção, o rastreio, o diagnóstico e o prognóstico da doença.
Para isso, planeia, recolhe, prepara os tecidos colhidos no organismo, vivo ou morto, e aplica métodos e técnicas para o exame/observação microscópica e macroscópica, com vista ao diagnóstico anatomo-patológico.
Executa exames citológicos, sendo responsável pelo controlo de qualidade dos resultados.
Colabora na execução de autópsias e na montagem de peças anatómicas para fins de ensino. Participa em programas de educação para a saúde no âmbito da promoção da saúde e rastreio. A evolução nos últimos anos, nomeadamente da fertilização in vitro e patologia animal, alargou o campo de intervenção havendo, hoje em dia, profissionais que se especializam nas áreas da genética, biologia molecular e histologia.

Algumas das cadeiras que o curso inclui são: Química Aplicada, Imunologia, Medicina Legal, Patologia Forense, Anatomia Humana Aplicada, entre outras.

Duração do curso: 4 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia ou Física e Química ou Matemática.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos


Saídas Profissionais:
Unidades Hospitalares Públicas ou Privadas; Empresas de equipamento especializado; Laboratórios privados; Centros de Saúde; Laboratórios universitários; Investigação; Laboratórios de anatomia animal; Laboratórios de Medicina Dentária; Institutos de Medicina Legal.

Sem comentários:

Enviar um comentário