quinta-feira, 28 de maio de 2009

Cardiopneumologia

O exercício da Cardiopneumologia passa pela promoção de cuidados de saúde bem como pela prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças do foro cardíaco, pulmonar e vascular.
O ensino da Cardiopneumologia fornece conhecimentos científicos diversos, que permitem desenvolver capacidades de avaliação e tomada de decisões, sentido crítico, responsabilidade e sensibilidade profissional e social, que levam à resolução dos problemas de forma adequada e atempada, como profissional autónomo, capaz de gerir uma situação desde a sua génese até à sua resolução final.
O Cardiopneumologista desenvolve actividades de carácter científico e tecnológico centradas no estudo funcional do coração, pulmões e vasos, através da concepção, programação, execução e avaliação de meios complementares de diagnóstico e terapêutica. Estas actividades projectam-se no âmbito das Tecnologias de Diagnóstico Cardiovascular Invasivas e Não Invasivas, da Fisiopatologia Respiratória e da Perfusão Cardiovascular.

Algumas das cadeiras que o curso inclui são Perfuração Cardiovascular, Farmacologia Geral, Bioquímica, entre outras.

Duração do curso: 6 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia ou Física e Química ou Matemática.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos


Saídas Profissionais:
O Cardiopneumologista pode exercer a sua profissão em hospitais (de gestão pública, privada ou mista), clínicas, consultórios, empresas, centros de investigação, laboratórios, escolas, firmas comerciais, instituições desportivas e em quaisquer outros sectores relacionados com a profissão.
As principais áreas de actuação são a Cardiologia, a Pneumologia, a Cirurgia Cardiotorácica, a Angiologia e a Emergência.

Sem comentários:

Enviar um comentário