quinta-feira, 28 de maio de 2009

Enfermagem

Enfermagem é uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado do ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral, desenvolvendo de forma autónoma ou em equipa actividades de promoção, protecção, prevenção e recuperação da saúde. Os enfermeiros observam, avaliam, e registam sinais, sintomas, reacções e progresso dos doentes; tratam e administram medicamentos prescritos pelos médicos; prestam cuidados de higiene, conforto e alimentação.
Num contexto mais prático, os enfermeiros medem a tensão arterial, a temperatura, a respiração e o pulso, preparam doentes para a cirurgia, efectuam pensos, e administram injecções, vacinas, transfusões de sangue e soros.

O curso inclui cadeiras como: Anatomo-Fisiologia, Psicologia, Patologia, Nutrição, Ensino Clínico de Enfermagem, Epidemiologia, Microbiologia, Ética, Bioquímica e Biofísica, Farmacologia, entre outras.

Duração do curso: 4 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia e Física e Química ou Biologia e Geologia e Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou Biologia e Geologia e Português.

Classificações mínimas:

Nota de Candidatura: 95 pontos.
Provas de Ingresso: 95 pontos.


Saídas Profissionais:
Os estudantes que concluírem o Curso de Licenciatura em Enfermagem estão habilitados a prestar cuidados gerais de enfermagem ao indivíduo, família e comunidade podendo vir a desenvolver a sua actividade profissional no:
-sector público;
-sector privado (Centros de Saúde, Hospitais, Clínicas, Empresas, Escolas, Centros de Idosos, entre outros).

Sem comentários:

Enviar um comentário