quinta-feira, 28 de maio de 2009

Medicina nuclear

A medicina nuclear está relacionada com as constantes inovações técnicas na aquisição e processamento de imagem com câmara gama ou câmara de positrões, associadas ao desenvolvimento de fármacos para alvos e funções específicas, possibilitando a obtenção de uma informação morfo-funcional imprescindível no diagnóstico e terapêutica de um conjunto de situações clínicas cada vez mais vasto.
O técnico de medicina nuclear participa na realização de exames de diagnóstico, por imagem ou radioimunoensaio, utilizando fármacos marcados com isótopos radioactivos e nas suas aplicações terapêuticas.
O controlo directo com os doentes; a preparação e administração dos radiofarmacos; a execução de diversas técnicas imagiológicas, com ou sem inclusão de processamento computorizado; a manutenção e a execução de um programa de controlo, de qualidade, laboratorial e industrial; a preparação e a informação dos doentes e a adopção, a adaptação e o desenvolvimento de normas de protecção e segurança contra radiações.

Algumas cadeiras do curso: Anatomofisiologia I, Biologia Celular e Molecular, Fisiopatologia, Psicologia da Saúde, Radiobiologia, Radiofarmácia, Oncologia.

Duração do Curso: 4 anos

Provas de Ingresso: Biologia e Geologia e Física e Química, ou Biologia e Geologia e Matemática.

Classificações mínimas:

Nota de Candidatura: 95 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos


Saídas profissionais:
O técnico de medicina nuclear desempenha as suas funções em hospitais e clínicas privadas, podendo também enveredar por uma carreira de investigação e docência em instituições de ensino superior.

1 comentário: