quinta-feira, 28 de maio de 2009

Radioterapia

O Técnico de Radioterapia desenvolve actividades terapêuticas, com a utilização de radiações ionizantes, em doentes oncológicos.
A tecnicidade das actividades deste profissional e a natureza das patologias a tratar, exige a aplicação de normas adequadas de protecção e o acompanhamento permanente do doente, de forma a garantir o máximo de rigor e de segurança durante o acto terapêutico.
Para além do rigor na realização da dosimetria a aplicar, a vigilância e avaliação na aplicação do tratamento, contribuem para o bem-estar físico e psicológico do doente.
Na evolução deste profissional está subjacente a contínua investigação científica na área das doenças oncológicas e no interesse pelo estudo do comportamento humano face à dor, à vida e à morte, em particular nas fases terminais.
O Técnico de Radioterapia exerce também a sua actividade ao nível da prevenção e promoção da saúde.

Algumas das cadeiras deste curso são: Anatomofisiologia, Física Geral, Matemática aplicada, Oncologia I e Radioterapia Clínica, entre outras.

Duração do Curso: 4 anos

Provas de Ingresso:
Biologia e Geologia ou Física e Química ou Matemática.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 100 pontos
Provas de Ingresso: 100 pontos


Saídas Profissionais:
Unidades hospitalares públicos ou privados; Clínicas privadas; Instituições de Investigação; Instituições de Ensino; Empresas de Equipamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário