quinta-feira, 28 de maio de 2009

Medicina Dentária

A actuação dos médicos dentistas consiste no estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento das anomalias e doenças dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas.
As intervenções destes profissionais são muito diversas: extracção, restauração e tratamento endodôntico de dentes, execução de moldes, colocação de próteses e aparelhos ortodônticos, remover tártaro, realizar intervenções cirúrgicas (por exemplo, para extrair dentes inclusos),entre outras funções.
Tanto na fase de diagnóstico como na de tratamento, estes profissionais podem observar anomalias que se manifestam na região oral, mas que têm origem em doenças de outro foro.
Nestes casos, e identificada a doença, os médicos dentistas encaminham o paciente para um médico especialista.

Algumas das Cadeiras que o curso inclui são: Anatomia Humana Geral, Bioquímica, Anatomia Dentária, Genética, Imunologia, Patologia Médica, Medicina Dentária Forense, entre outras.

Duração do curso: 5 anos

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia e Física e Química, ou Biologia e Geologia e Matemática.

Classificações mínimas:

Nota de candidatura: 140 pontos
Provas de ingresso: 140 pontos


Saídas profissionais:
Sector privado. Exercício clínico da Medicina Dentária, Investigação Clínica e Experimental em Medicina Dentária, Ensino da Medicina Dentária.

Ciências da Nutrição

O curso de Ciências da Nutrição, tem como objectivo a formação de profissionais da área da saúde com recurso aos mais recentes conhecimentos sobre nutrição humana, formulação de dietas e prevenção da obesidade, mas também com um domínio vasto ao nível tecnológico e da qualidade e segurança alimentares.
A licenciatura de Ciências da Nutrição pretende dar aos alunos uma formação sólida e integrada em áreas químicas e biológicas, áreas específicas da nutrição e alimentação, biotecnologia alimentar e o reflexo no impacto social e psicológico nas populações, colocando o aluno em prática os conhecimentos adquiridos, no decurso do estágio em ambiente real de trabalho, o que reforça as suas competências profissionais.

Algumas cadeiras são: História e Sociologia da Alimentação, Anatomia Humana I, Informática, Biologia Celular,Química Orgânica Bioquímica I, entre outras.

Duração do curso: 4 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia ou Física e Química ou Matemática

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 100 pontos
Provas de Ingresso: 100 pontos


Saídas Profissionais:
Hospitais; Centros de Saúde; Clínicas / Consultórios; Autarquias locais; Desporto; Investigação e Ensino; Indústria Agro-Alimentar; Controlo de Qualidade Alimentar e Lares / Creches / Infantários.

Radioterapia

O Técnico de Radioterapia desenvolve actividades terapêuticas, com a utilização de radiações ionizantes, em doentes oncológicos.
A tecnicidade das actividades deste profissional e a natureza das patologias a tratar, exige a aplicação de normas adequadas de protecção e o acompanhamento permanente do doente, de forma a garantir o máximo de rigor e de segurança durante o acto terapêutico.
Para além do rigor na realização da dosimetria a aplicar, a vigilância e avaliação na aplicação do tratamento, contribuem para o bem-estar físico e psicológico do doente.
Na evolução deste profissional está subjacente a contínua investigação científica na área das doenças oncológicas e no interesse pelo estudo do comportamento humano face à dor, à vida e à morte, em particular nas fases terminais.
O Técnico de Radioterapia exerce também a sua actividade ao nível da prevenção e promoção da saúde.

Algumas das cadeiras deste curso são: Anatomofisiologia, Física Geral, Matemática aplicada, Oncologia I e Radioterapia Clínica, entre outras.

Duração do Curso: 4 anos

Provas de Ingresso:
Biologia e Geologia ou Física e Química ou Matemática.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 100 pontos
Provas de Ingresso: 100 pontos


Saídas Profissionais:
Unidades hospitalares públicos ou privados; Clínicas privadas; Instituições de Investigação; Instituições de Ensino; Empresas de Equipamentos.

Optometria – Ciências da Visão

Um optometrista é um profissional que desenvolve, maioritariamente, actividades na detecção, prevenção, avaliação e compensação das alterações da função visual.
O objectivo da Licenciatura em Optometria e Ciências da Visão da Universidade do Minho é formar Optometristas para desempenhar funções em regime de autonomia profissional ou inseridos em equipas multidisciplinares na área dos cuidados visuais e áreas afins, nomeadamente na investigação em Ciências da Visão e quadros para empresas de fabrico e comercialização de materiais e equipamentos.

Algumas das cadeiras da licenciatura s
Farmáciaão: Álgebra Linear e Geometria Analítica, Biologia Celular e Molecular, Cálculo, Anatomia e Fisiologia Ocular, Física Geral, Óptica Geométrica Ocular, Química, entre outras.

Duração do Curso: 3 anos

Provas de Ingresso: Biologia e Geologia ou Física e Química ou Física e Química + Matemática

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos


Saídas Profissionais:
Casas de óptica ocular; Instituições de saúde; Centros de medicina do trabalho; Clínicas privadas.
Podem ainda exercer optometria como profissionais liberais e trabalhar em instituições de investigação e de desenvolvimento.

Tecnologia Veterinária

O curso de Tecnologia Veterinária pretende formar técnicos superiores, capazes de desempenhar diversas tarefas de apoio à Medicina Veterinária, seja integrados em equipas de prática clínica, sob a orientação de médicos veterinários, seja em outros sectores tecnológicos relacionados com a Medicina Veterinária, como por exemplo: apoio à actividade das clínicas veterinárias, produção e distribuição de fármacos, saúde pública veterinária e actividades laboratoriais de análises clínicas e de controlo de qualidade.

Algumas das cadeiras deste curso são a Anatomia, Fisiologia, Microbiologia e Imunologia, Bioquímica, Genética, Biofísica, Nutrição Animal, Morfologia e Estética Animal, entre outras.

Duração do Curso: 3 anos

Provas de Ingresso: Biologia e Geologia ou Física e Química ou Português.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos


Saídas profissionais:
Os licenciados em Tecnologia Veterinária exercem actividades nos sectores privado e público nas áreas de competências da prestação de serviços de Enfermagem Veterinária, centros de internamento e/ou estadia, organizações de produtores pecuários, centros de reprodução assistida, laboratórios de diagnóstico, empresas farmacêuticas, centros de imagiologia, saúde pública e inspecção sanitária. Podem também desempenhar funções nas instituições de ensino e formação profissional.

Enfermagem Veterinária

O Enfermeiro Veterinário é um profissional que funciona como um auxiliar/assistente do médico veterinário nas suas tarefas profissionais quotidianas, nas mais variadas situações de clínica e de cirurgia, tanto ao nível hospitalar, de campo, na área da sanidade e da produção animal, independentemente de se tratarem de animais de companhia ou de espécies pecuárias.
Este profissional poderá assistir o médico na realização de distintas análises, provas laboratoriais, intervenções cirúrgicas, como também pode estar apto a fazer a administração de medicamentos prescritos pelo veterinário e efectuar todos os cuidados clínicos em diversos animais.

Algumas das cadeiras deste curso são a Anatomia Animal, Bioquímica, Microbiologia, Fisiologia Animal, Análises Clínicas e Histológicas, Epidemiologia e Imunologia, entre outras.

Duração do Curso: 3 anos

Provas de Ingresso: Biologia e Geologia ou Física e Química ou Matemática.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 100 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos


Saídas profissionais:
Os Enfermeiros Veterinários poderão desempenhar as suas funções no sector público e no privado, em Centros de Atendimento Veterinário (consultórios, clínicas e hospitais); Organismos do estado responsáveis pela inspecção sanitária e controlo da qualidade alimentar (matadouros e lotas); Empresas do ramo agro-alimentar (indústrias de salsicha, etc.); Empresas de Nutrição animal, entre outros.

Nutrição humana, social e escolar

Os licenciados em Nutrição Humana, Social e Escolar são profissionais habilitados a intervir nos aspectos da nutrição humana e das ciências dos alimentos.
Podem, numa óptica de educação para a saúde e prevenção da doença, desempenhar um papel importante na recriação dos hábitos alimentares da população.
Este trabalho pode ser desenvolvido em áreas como o aconselhamento e educação alimentar ou a gestão de serviços de alimentação. Têm também competência para acompanhar a produção do alimento ao longo do seu ciclo de vida.

Algumas cadeiras do curso: Biologia Celular, Anatomo-fisiologia I, Toxicologia, Controlo da Qualidade Alimentar, Farmacodinâmica, Higiene Alimentar, entre outras.

Duração do Curso: 3 anos

Provas de Ingresso: Biologia e Geologia ou Física e Química ou Português.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos


Saídas profissionais:
Educação alimentar da população, elaboração de planos alimentares e acompanhamento da sua implementação, gestão de serviços de alimentação, consultoria nas áreas do desenvolvimento e produção alimentar, restauração colectiva e hoteleira.

Medicina nuclear

A medicina nuclear está relacionada com as constantes inovações técnicas na aquisição e processamento de imagem com câmara gama ou câmara de positrões, associadas ao desenvolvimento de fármacos para alvos e funções específicas, possibilitando a obtenção de uma informação morfo-funcional imprescindível no diagnóstico e terapêutica de um conjunto de situações clínicas cada vez mais vasto.
O técnico de medicina nuclear participa na realização de exames de diagnóstico, por imagem ou radioimunoensaio, utilizando fármacos marcados com isótopos radioactivos e nas suas aplicações terapêuticas.
O controlo directo com os doentes; a preparação e administração dos radiofarmacos; a execução de diversas técnicas imagiológicas, com ou sem inclusão de processamento computorizado; a manutenção e a execução de um programa de controlo, de qualidade, laboratorial e industrial; a preparação e a informação dos doentes e a adopção, a adaptação e o desenvolvimento de normas de protecção e segurança contra radiações.

Algumas cadeiras do curso: Anatomofisiologia I, Biologia Celular e Molecular, Fisiopatologia, Psicologia da Saúde, Radiobiologia, Radiofarmácia, Oncologia.

Duração do Curso: 4 anos

Provas de Ingresso: Biologia e Geologia e Física e Química, ou Biologia e Geologia e Matemática.

Classificações mínimas:

Nota de Candidatura: 95 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos


Saídas profissionais:
O técnico de medicina nuclear desempenha as suas funções em hospitais e clínicas privadas, podendo também enveredar por uma carreira de investigação e docência em instituições de ensino superior.

Desenvolvimento Cognitivo e Reabilitação

Os licenciados em Desenvolvimento Cognitivo e Reabilitação são profissionais de saúde que elaboram programas integrais de desenvolvimento de aptidões mentais, desde o uso de instrumentos que possam auxiliar na identificação, desenho, elaboração e monitorização destes programas, bem como na análise dos resultados do tratamento. Estes devem avaliar o desenvolvimento cognitivo, aplicar modelos e técnicas de reabilitação, acompanhar e orientar outros técnicos, apoiar a família e o meio escolar, entre outras competências.

Algumas das cadeiras deste curso são a Matemática, a Bioquímica, a Antropologia Cultural, a Psicofisiologia, a Anatomofisiologia, a Neuropsicologia, a Psicomotricidade, entre outras.

Duração do Curso: 3 anos

Provas de Ingresso: Biologia e Geologia ou Economia ou Português

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos


Saídas Profissionais:
Estes profissionais podem trabalhar em: Centros de educação, Centros de reabilitação, Centros de saúde, Clínicas, Empresas, Equipas de intervenção precoce, Escolas e jardins-de-infância, Hospitais, Instituições de educação especial, Saúde ocupacional e Serviços de apoio a pessoas idosas.

Ciências Farmacêuticas

O licenciado em Ciências Farmacêuticas é o técnico que possui competências próprias para exercer a sua actividade profissional, quer ao nível da Farmácia Comunitária e Hospitalar, quer ao nível das Análises Clínicas e da Indústria Farmacêutica.
Toda e qualquer actividade relacionada com a produção e controlo de qualidade, dispensa, distribuição e armazenagem dos medicamentos é sempre efectuada e/ou supervisionada pelo Farmacêutico.
O licenciado em Ciências Farmacêuticas possui, ainda, habilitações para avaliar não só a eficácia, a adequabilidade e a potencial toxicidade dos regimes terapêuticos prescritos, mas também a relação qualidade – preço do medicamento. Este é o único profissional habilitado a ser Proprietário e Director Técnico de uma farmácia.

Algumas das cadeiras deste curso são a Biologia Celular, Física, Química Geral e Inorgânica, Farmacognosia, Anatomia e Histologia, Fisiologia, Imunologia, Bacteriologia, Virologia, entre outras.

Duração do Curso: 6 anos

Provas de Ingresso: Biologia e Geologia ou Física e Química

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos

Saídas Profissionais:
Actividade farmacêutica (Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar, Distribuição Farmacêutica, Indústria Farmacêutica), Análises Clínicas, Análises Microbiológicas, Análises Hidrológicas, Análises Toxicológicas, Indústria Agro-Alimentar e outras com componente químico-biológica.

Nutricionismo

O nutricionista é um profissional de saúde com formação universitária que trabalha no âmbito das Ciências da Nutrição e Alimentação.
Fazem o estudo, orientação e vigilância da nutrição e alimentação e são os mais qualificados para promover informação científica sobre alimentos e nutrição em conselhos práticos com o objectivo de promover a saúde das pessoas e de prevenir e tratar doenças.

Algumas das cadeiras deste curso são a Antropologia, Citologia, Bioquímica, Nutrição e Dietética, Imunologia, Microbiologia, Dietoterapia, patologia, Psicologia, Educação Nutricional, entre outras.

Duração do curso: 4 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia, Física e Química ou Matemática.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 100 pontos.
Provas de Ingresso: 100 pontos.


Saídas Profissionais:
Nutrição Clínica: hospitais, clínicas, instituições de longa permanência para idosos, centrais de terapia nutricional, entre outros; Docência: ensino, pesquisa e extensão (graduação e pós-graduação); Indústria de Alimentos: desenvolvimento de produtos; Nutrição no Desporto, Marketing de Alimentos e Nutrição; Alimentação Colectiva: Alimentação Escolar e Alimentação do Trabalhador.

Fisioterapia

O curso prepara profissionais que actuam na identificação, prevenção, recuperação, reeducação, habilitação e reabilitação de incapacidades originadas por disfunções físicas, do foro funcional músculo-esquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, entre outros, e disfunções psíquicas, com o objectivo de desenvolver a máxima funcionalidade e qualidade de vida das pessoas.
No desempenho desta missão, o Fisioterapeuta programa e utiliza técnicas, modalidades educativas e terapêuticas específicas baseadas no movimento, nas terapias manipulativas e em meios físicos naturais, escolhidas a partir da análise e avaliação do movimento e da postura.

O curso inclui cadeiras como: Anatomia, Biologia, Bioquímica e Biofísica, Psicologia, Fisiologia, Ciências Humanas e Sociais, Histologia e Embriologia, Bioestatística, Biomecânica e Cinesiologia, entre outras.

Duração do curso: 4 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia ou Física e Química ou Matemática.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos.
Provas de Ingresso: 95 pontos.


Saídas Profissionais:
Pode exercer a sua profissão em Hospitais, Clínicas Privadas, Centros de Saúde, Centros de Reabilitação, Centros Desportivos, Termas, Escolas de ensino regular e especial, Lares de 3ª idade, Empresas ou ainda seguir uma carreira docente em instituições de ensino e investigação.

Enfermagem

Enfermagem é uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado do ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral, desenvolvendo de forma autónoma ou em equipa actividades de promoção, protecção, prevenção e recuperação da saúde. Os enfermeiros observam, avaliam, e registam sinais, sintomas, reacções e progresso dos doentes; tratam e administram medicamentos prescritos pelos médicos; prestam cuidados de higiene, conforto e alimentação.
Num contexto mais prático, os enfermeiros medem a tensão arterial, a temperatura, a respiração e o pulso, preparam doentes para a cirurgia, efectuam pensos, e administram injecções, vacinas, transfusões de sangue e soros.

O curso inclui cadeiras como: Anatomo-Fisiologia, Psicologia, Patologia, Nutrição, Ensino Clínico de Enfermagem, Epidemiologia, Microbiologia, Ética, Bioquímica e Biofísica, Farmacologia, entre outras.

Duração do curso: 4 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia e Física e Química ou Biologia e Geologia e Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou Biologia e Geologia e Português.

Classificações mínimas:

Nota de Candidatura: 95 pontos.
Provas de Ingresso: 95 pontos.


Saídas Profissionais:
Os estudantes que concluírem o Curso de Licenciatura em Enfermagem estão habilitados a prestar cuidados gerais de enfermagem ao indivíduo, família e comunidade podendo vir a desenvolver a sua actividade profissional no:
-sector público;
-sector privado (Centros de Saúde, Hospitais, Clínicas, Empresas, Escolas, Centros de Idosos, entre outros).

Farmácia

O farmacêutico é o profissional a quem cabe, de uma forma geral, preparar, conservar e distribuir medicamentos para uso humano ou veterinário, ou outros produtos que tenham um fim de carácter medicinal, higiénico ou preventivo.

O curso inclui cadeiras como Anatomia Humana, Biologia Celular, Farmacobotânica, Genética Humana, Histologia e Embriologia, Bioquímica Geral, Psicologia Social, Microbiologia Clínica, Parasitologia Clínica

Duração do curso: 4 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia ou Física e Química ou Matemática ou Português (dependendo da universidade).

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos.
Provas de Ingresso: 95 pontos.


Saídas profissionais:
Farmácia de oficina, farmácia hospitalar, indústria farmacêutica (em diversas vertentes nomeadamente na produção e controlo de qualidade de medicamentos), indústria alimentar, investigação científica, docência, laboratórios universitários, análises clínicas.

Terapia da Fala

O terapeuta da fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico da comunicação humana e problemas relacionados. Entenda-se por comunicação humana todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como formas de comunicação não-verbal. O curso a que se submete faz com que este profissional de saúde identifique, diagnostique e trate perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala, participando sempre que possível na prevenção dessas perturbações.

Algumas das cadeiras deste curso são: Linguística; Psicologia; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem; Sociologia da Saúde; Patologia da Comunicação e Intervenção Terapêutica, Patologias Médicas, entre outras

Duração do curso: 4 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia ou Física e Química ou Psicologia ou Português.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos.
Provas de Ingresso: 95 pontos.


Saídas Profissionais:
Instituições de prestação de cuidados de saúde, públicas e privadas, tais como: hospitais, clínicas privadas ou centros de reabilitação, podendo também desenvolver a sua actividade em jardins-de-infância, escolas de ensino regular e especial ou actividades de investigação e docência no âmbito do ensino superior.

Medicina

O médico ouve e examina os doentes, administra medicamentos e sugere medidas terapêuticas para as doenças. Para além de promover a cura dos doentes, o médico aconselha as pessoas no que diz respeito aos hábitos alimentares, higiene e cuidados preventivos de saúde.
Os médicos exercem a sua actividade profissional nos hospitais e nos centros de saúde e, também, em clínicas privadas e nos seus próprios consultórios.
Actualmente, o médico conta com o auxílio de recursos sofisticados e instrumentos de alta tecnologia para o exercício de sua profissão. Ser médico exige, uma grande dedicação, visto que este terá de estudar durante praticamente toda a sua vida de modo a estar sempre actualizado. Os médicos podem-se especializar em áreas como a Psiquiatria, a Oncologia, a Cardiologia, a Pediatria, a Ortopedia, entre outras.

O curso inclui algumas cadeiras tais como: Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, entre outras.

Duração do curso: 6 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia, Física e Química e Matemática.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 140 a 160 pontos.
Provas de Ingresso: 95 a 150 pontos.


Saídas Profissionais:
Carreira médica (Hospitalar, Clínica Geral e Saúde Pública), Investigação e Docência.

Prótese Dentária

O profissional de Prótese Dentária executa todo o tipo de próteses, manobrando materiais modernos com base em conhecimentos teóricos e práticos. Integrado na carreira de técnico de diagnóstico e terapêutica, a actividade destes profissionais caracteriza-se pela realização de actividades no domínio do desenho, preparação, fabrico, modificação e reparação de próteses dentárias, mediante a utilização de produtos, técnicas e procedimentos adequados cumprindo as normas de qualidade, segurança e higiene.

O curso inclui cadeiras como: Anatomia Humana, Biologia Celular, Bioquímica.

Duração do curso: 3 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia e Física e Química ou Biologia e Geologia e Matemática ou Biologia e Geologia e Desenho.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos.
Provas de Ingresso: 95 pontos.


Saídas Profissionais:

Laboratórios de Prótese Dentária, Clínicas Dentárias, Actividade Liberal.

Higiene oral

O objectivo do Curso de Higiene Oral é a formação de profissionais clinicamente preparados para administrar cuidados de prevenção em saúde oral a utentes de todas as idades, incluindo deficientes, e colaborar com os membros da equipa de saúde no planeamento, execução e avaliação de programas de saúde oral comunitária.

O curso inclui cadeiras como: Anatomia, Nutrição e Higiene Alimentar, Microbiologia Geral, Imunobiologia, Bioquímica, Biofísica e Embriologia, entre outras

Duração do curso: 4 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia, Matemática ou Biologia e Geologia, Física e Química ou Biologia e Geologia, Português.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos.
Provas de Ingresso: 95 pontos.


Saídas profissionais:

Prestação de cuidados em saúde oral, promoção da saúde oral do indivíduo, da família e da comunidade, participação em acções de educação para a saúde oral, participação na administração de serviços ou de programas de saúde oral de acordo com a estrutura do sistema de saúde onde se integre, ensino, investigação.

Ciências da Saúde

A Licenciatura em Ciências da Saúde foi criada com o objectivo de promover a compreensão da vida e da saúde humana, dos seus determinantes e condicionalismos.
Na sua concepção considerou-se importante a aquisição de uma formação básica sólida e integrada em áreas abrangentes que incluem Ciências Biológicas e Biomédicas, Saúde Pública, Ciências Sociais e Humanas, e Metodologias de Investigação em Saúde.

O curso inclui cadeiras como: Anatomia, Fisiologia, Química Orgânica, Psicologia da Saúde, entre outras.

Duração do curso: 3 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia ou Física e Química ou Português (depende da Universidade).

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 140 pontos.
Provas de Ingresso: 100 pontos


Saídas Profissionais:
Laboratórios de análises químicas, biológicas e hematológicas e Laboratórios de investigação na Área da Saúde.

Podologia

O Curso de Podologia tem por finalidade dotar os futuros Podologistas dos conhecimentos necessários ao domínio de todas as funções do Pé, das suas patologias e doenças, assim como das técnicas de prevenção, das terapêuticas correctivas e dos tratamentos que utilizarão ao longo da sua vida profissional.

O curso inclui cadeiras como Anatomia e Fisiologia Humana, Microbiologia e Micologia, Patologia e Farmacologia, Biomecânica do Pé, entre outras.

Duração do curso: 3 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia ou Física e Química ou Geometria Descritiva.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos.
Provas de Ingresso: 95 pontos.


Saídas Profissionais:
Clínicas polivalentes, Clínicas da especialidade, Centros de Saúde ou Hospitais.

Gerontologia Social

A licenciatura em Gerontologia Social pretende articular uma formação base em ciências sociais e humanas com os saberes e preparação específica para a intervenção social com pessoas idosas.
Trata-se, pois, de uma proposta de perfil de formação filiada nas ciências sociais e humanas e que, portanto, se distingue de formações na área das ciências da saúde.
Assim, o ensino a nível da licenciatura em gerontologia social deve fundar e desenvolver uma competência profissional assente nomeadamente na compreensão do fenómeno do envelhecimento e das problemáticas da velhice na sua multidimensionalidade social, psicológica e biológica e na sua dinâmica e inscrição nos processos sociais globais entre outras.

Algumas das cadeiras que o curso inclui são: Biologia do Envelhecimento, Antropologia das Sociedades Complexas, Psicologia do Desenvolvimento, Ética e Deontologia em Gerontologia Social, História e Cultura Portuguesa, entre outras

Duração do curso: 3 anos

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia ou Física e Química ou História.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de candidatura: 95 pontos
Provas de ingresso: 95 pontos


Saídas profissionais:
Lares de idosos, residências colectivas protegidas, centros de dia, centros de noite, centros de convívio, serviços de apoio domiciliário;
Autarquias locais e serviços públicos de segurança social;
Organismos culturais e de formação como universidades da terceira idade, organismos sociais ou privados na área do lazer e turismo sénior;
Estruturas de saúde no âmbito de programas de prevenção, de educação para a saúde e de prestação de cuidados de saúde primários;
Outras instituições de apoio directo ou indirecto à população idosa.

Gerontologia

Gerontologia é uma ciência que estuda o processo do envelhecimento.
Cuida da personalidade e da conduta dos idosos, tendo em conta todos os aspectos ambientais e culturais do envelhecer.
É uma ciência médico-social. Os gerontologistas são responsáveis pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico do fenómeno de envelhecimento humano e de problemas pessoais e sociais com ele relacionados.

O curso inclui cadeiras como pedagogia, geriatria, farmacologia do idoso, epidemiologia, biologia do envelhecimento, patologia geral, entre outras.

Duração do curso: 4 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia ou Física e Química.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos.
Provas de Ingresso: 95 pontos.


Saídas profissionais:
Lares de Idosos, Câmaras Municipais, Centros de Segurança Social; Universidades da Terceira Idade, Centros de Saúde.

Cardiopneumologia

O exercício da Cardiopneumologia passa pela promoção de cuidados de saúde bem como pela prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças do foro cardíaco, pulmonar e vascular.
O ensino da Cardiopneumologia fornece conhecimentos científicos diversos, que permitem desenvolver capacidades de avaliação e tomada de decisões, sentido crítico, responsabilidade e sensibilidade profissional e social, que levam à resolução dos problemas de forma adequada e atempada, como profissional autónomo, capaz de gerir uma situação desde a sua génese até à sua resolução final.
O Cardiopneumologista desenvolve actividades de carácter científico e tecnológico centradas no estudo funcional do coração, pulmões e vasos, através da concepção, programação, execução e avaliação de meios complementares de diagnóstico e terapêutica. Estas actividades projectam-se no âmbito das Tecnologias de Diagnóstico Cardiovascular Invasivas e Não Invasivas, da Fisiopatologia Respiratória e da Perfusão Cardiovascular.

Algumas das cadeiras que o curso inclui são Perfuração Cardiovascular, Farmacologia Geral, Bioquímica, entre outras.

Duração do curso: 6 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia ou Física e Química ou Matemática.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos


Saídas Profissionais:
O Cardiopneumologista pode exercer a sua profissão em hospitais (de gestão pública, privada ou mista), clínicas, consultórios, empresas, centros de investigação, laboratórios, escolas, firmas comerciais, instituições desportivas e em quaisquer outros sectores relacionados com a profissão.
As principais áreas de actuação são a Cardiologia, a Pneumologia, a Cirurgia Cardiotorácica, a Angiologia e a Emergência.

Ortóptica

O Ortoptista coadjuva o Oftalmologista no diagnóstico e tratamento de pessoas com problemas de visão, através de um elevado conhecimento das novas tecnologias.
O Ortoptista identifica, quantifica e qualifica as anomalias da visão e da mobilidade ocular. Com base no diagnóstico, define e aplica programas terapêuticos com vista à reabilitação motora e funcional.
Desenvolve acções com o fim de potenciar as capacidades visuais dos amblíopes, para que seja facilitada a sua reabilitação e inserção social com as inerentes repercussões na qualidade de vida.
Realiza exames complementares de exploração funcional anatomo-fisiológica das estruturas implicadas na visão.
Intervém na adaptação de lentes de contacto.

O curso inclui cadeiras como: Anatomia, Oftalmologia, Óptica Geométrica, entre outras.

Duração do curso: 3 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia e Física e Química ou Biologia e Geologia e Matemática.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos.
Provas de Ingresso: 95 pontos.


Saídas Profissionais:
Unidades Hospitalares Públicas e Privadas, Centros de Saúde, Ópticas, Associações, Clínicas Privadas, Centros Desportivos, Estabelecimentos de Reeducação Especializados, Ensino e colaboração com a Medicina do Trabalho.

Farmácia Biomédica

Os farmacêuticos biomédicos são profissionais capazes de se mobilizar na interface entre profissões como a Medicina e a Farmácia, nomeadamente no que se refere a todos os aspectos que se prendem com o processo de desenvolvimento dos medicamentos.
Desenvolvem competências multidisciplinares no âmbito da inovação científica e tecnológica associada ao desenvolvimento de medicamentos.
O acompanhamento do ciclo de vida do medicamento envolve um conjunto de capacidades e competências que se encontram dispersas, razão pela qual é necessário que surjam estes novos profissionais orientados para a inovação científica e tecnológica, mas conhecedores da componente regulamentar que implica este tipo de actividade.

O curso inclui cadeiras como Psicologia Cognitiva, Anatomofisiologia, Cinantropometria, Estatística, Bioquímica, Matemática, entre outras.

Duração do curso: 3 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia, Matemática ou Física, Matemática e Geometria Descritiva, Matemática.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos.
Provas de Ingresso: 95 pontos.


Saídas profissionais:
Indústria farmacêutica, empresas de investigação, unidades de investigação públicas ou privadas, e autoridades reguladoras (Infarmed; EMEA).
Entre as tarefas a desempenhar destacam-se a gestão e garantia de qualidade, gestão de projecto e monitorização de investigação clínica, gestão de dados e estatística e regulamentação do medicamento.

Audiologia

O audiologista trabalha em laboratórios especializados na avaliação das alterações acústicas, detectando os desvios da audição, estudando e aplicando aparelhos correctores.
A formação técnica do Curso de Audiologia incorpora disciplinas das ciências relacionadas com o corpo humano, como a Biologia em geral. Inclui ainda áreas de importância fundamental com a aplicação das novas tecnologias, tornando o licenciado capaz de identificar, qualificar e quantificar as anomalias da audição.
O audiologista está apto a aplicar planos terapêuticos de reabilitação da audição e a desempenhar um papel fundamental na aplicação de próteses auditivas.

Algumas das cadeiras que o curso inclui são: Psicoacústica, Reabilitação Auditiva, Audiologia Clínica, Anatomia, entre outras.

Duração do curso: 4 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia ou Física e Química ou Matemática.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos


Saídas Profissionais:
O audiologista exerce actividade em hospitais, centros de saúde, clínicas, centros de audiologia, audiofonologia e de reabilitação auditiva, em entidades fabris, integrado em equipas de medicina escolar e do trabalho.
Desenvolve também actividades de investigação e de docência, tanto no âmbito do local de trabalho como em instituições do ensino superior.

Terapia Ocupacional

O Terapeuta Ocupacional avalia as funções físicas, psicológicas e sociais do indivíduo, identifica as áreas de disfunção e envolve o indivíduo num programa estruturado de actividades significativas (de acordo com as necessidades pessoais, sociais, culturais e económicas do individuo) de forma a ultrapassar a deficiência.

Algumas das cadeiras deste curso são a Anátomo-fisiologia, Biologia celular e molecular, Bioquímica e Biofísica, Psicologia, Antropologia Social, entre outras.

Duração do curso: 4 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia, Física e Química, Português.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos.
Provas de Ingresso: 95 pontos.


Saídas profissionais:
O terapeuta ocupacional desenvolve actividades em instituições de prestação de cuidados de saúde, tais como hospitais, centros de saúde e centros especializados, nomeadamente de reabilitação; em instituições de educação, tais como centros de ensino especial, jardins-de-infância, centros de actividades ocupacionais e residências e em instituições particulares de solidariedade social; em lares de 3ª idade, na comunidade, bem como em centros de investigação de ensino.

Ortoprotesia

O profissional de Ortoprotesia tem a função de avaliar indivíduos com problemas motores ou posturais, com a finalidade de conceber, desenhar e aplicar os dispositivos necessários e mais adequados à correcção do aparelho locomotor, ou à sua substituição no caso de amputações, e de desenvolvimento de acções visando assegurar a colocação dos dispositivos fabricados e respectivo ajustamento, quando necessário.

O curso inclui cadeiras como: Movimento Humano, Histologia, Práticas de Ortoprotesia e Patologia, entre outras.

Duração do curso: 3 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia e Física e Química ou Biologia e Geologia e Matemática.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos.
Provas de Ingresso: 95 pontos.


Saídas Profissionais:
Centros de Saúde, Hospitais, Ortopedias, Farmácias que comercializem produtos ortopédicos, Clínicas e Centros de Reabilitação, Indústria de Ortoprotesia, Ensino, Investigação.

Ergonomia

É uma ciência multidisciplinar que usa conhecimentos de várias ciências, tais como: anatomia, antropometria, biomecânica, fisiologia e psicologia.
A Ergonomia usa os conhecimentos adquiridos das habilidades e capacidades humanas e estuda as limitações dos sistemas, organizações, actividades, máquinas, ferramentas, e produtos de consumo de modo a torná-los mais seguros, eficientes, e confortáveis para uso humano.

O curso inclui cadeiras como Psicologia Cognitiva, Anatomo-fisiologia, Cinantropometria, Estatística, Bioquímica, Matemática.

Duração do curso: 4 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia, Matemática ou Física, Matemática e Geometria Descritiva, Matemática.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos.
Provas de Ingresso: 95 pontos.


Saídas profissionais:

Optimização das condições de trabalho, concepção/correcção de situações laborais, design de sistemas físicos e comunicacionais, higiene e segurança no trabalho, saúde ocupacional e formação profissional.

Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica


O técnico de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica contribui para a prevenção, o rastreio, o diagnóstico e o prognóstico da doença.
Para isso, planeia, recolhe, prepara os tecidos colhidos no organismo, vivo ou morto, e aplica métodos e técnicas para o exame/observação microscópica e macroscópica, com vista ao diagnóstico anatomo-patológico.
Executa exames citológicos, sendo responsável pelo controlo de qualidade dos resultados.
Colabora na execução de autópsias e na montagem de peças anatómicas para fins de ensino. Participa em programas de educação para a saúde no âmbito da promoção da saúde e rastreio. A evolução nos últimos anos, nomeadamente da fertilização in vitro e patologia animal, alargou o campo de intervenção havendo, hoje em dia, profissionais que se especializam nas áreas da genética, biologia molecular e histologia.

Algumas das cadeiras que o curso inclui são: Química Aplicada, Imunologia, Medicina Legal, Patologia Forense, Anatomia Humana Aplicada, entre outras.

Duração do curso: 4 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia ou Física e Química ou Matemática.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos


Saídas Profissionais:
Unidades Hospitalares Públicas ou Privadas; Empresas de equipamento especializado; Laboratórios privados; Centros de Saúde; Laboratórios universitários; Investigação; Laboratórios de anatomia animal; Laboratórios de Medicina Dentária; Institutos de Medicina Legal.

Radiologia

Radiologia é a parte da ciência que estuda órgãos e/ou estruturas através da utilização dos raio-X, gerando uma imagem.
Nas últimas décadas foram acrescentados novos métodos, nomeadamente a ressonância magnética nuclear, a mamografia, e ainda outros que vieram melhorar mais essa área.
O técnico de radiologia actua no âmbito da radiologia clínica, nas áreas de diagnóstico, terapêutica, prevenção e promoção da saúde, investigação, gestão e ensino.

Algumas das cadeiras deste curso são Fisiopatologia, Bioquímica, Citologia e Histologia, Biofísica, Métodos e Técnicas de Radiologia, Anatomia Radiológica, entre outros.

Duração do curso: 4 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia, Física e Química, Português, Matemática (dependendo da Universidade).

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos.
Provas de Ingresso: 95 pontos.


Saídas profissionais:
Estes profissionais podem trabalhar em instituições de prestação de cuidados de saúde, públicas e privadas, tais como Hospitais, Centros de Saúde, Clínicas, entre outros. Pode também actuar de uma forma mais independente em empresas, centros desportivos e exercer funções docentes e de investigação em instituições do ensino superior.

Medicina Veterinária

O Médico Veterinário é um profissional que apresenta áreas de intervenção profissional variadas, entre as quais se destacam:
A clínica dos animais de companhia e de lazer, de interesse pecuário e ainda de espécies silváticas e exóticas;
A higiene e sanidade animal, ou seja a manutenção dos efectivos pecuários em condições óptimas de exploração e aplicação de medidas próprias da medicina de grupo;
A inspecção sanitária, assegurando a higiene e qualidade dos produtos alimentares de origem animal;
A tecnologia dos produtos de origem animal: o processamento de leite e lacticínios, carne e derivados, ovos, pescado, lãs e couros;
A produção animal respeitante do ambiente e do bem-estar animal;
A actividade laboratorial, em particular na área do diagnóstico e da biotecnologia;
As carreiras de investigação e de ensino universitário.

Algumas das cadeiras que o curso inclui são Zoologia, Fisiologia, Bioquímica, Saúde Pública Veterinária entre outras.

Duração do curso: 6 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia ou Física e Química.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 120 pontos
Provas de Ingresso: 120 pontos


Saídas Profissionais:
Biotecnologia e diagnóstico; Clínica de animais de companhia; Clínica de espécies pecuárias; Clínica de animais de desporto; Clínica de espécies exóticas e selvagens; Laboratórios de análise; Empresas pecuárias de produção e melhoramento animal; Indústria Farmacêutica; Tecnologia dos produtos de origem animal em empresas (de carnes, leites, etc.); Inspecção Sanitária; Higiene e Saúde Pública; Ensino Superior e Investigação.

Dietética

A Dietética é uma área de intervenção interdisciplinar que consiste na avaliação nutricional, cálculo, planificação e elaboração dos vários regimes alimentares, naturais ou artificiais a doentes internados e ambulatório, segundo prescrição clínica, com a finalidade de promover a educação da saúde, a nível individual e colectivo, assim como nas áreas da investigação, gestão e ensino e a prevenção e o tratamento de doenças.

O curso inclui cadeiras como Anatomo-Fisiologia, Química Orgânica, Epidemologia, Microbiologia, Nutrição Humana, Psicologia da Saúde, entre outras.

Duração do curso: 4 anos

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia ou Física e Química ou Português.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 95 pontos.
Provas de Ingresso: 95 pontos.

Saídas profissionais:
Unidades Hospitalares Públicas ou Privadas, Clínicas Privadas, Centros de Saúde, Exercício liberal, Ensino, Investigação, Informação Médica, Indústria Alimentar, Hotelaria e Restauração.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Análises Clínicas e Saúde Pública

O técnico de Análises Clínicas e Saúde Pública tem um papel importante nos cuidados médicos actuais, ajudando a preservar a saúde e prevenir e/ou combater a doença, no indivíduo e na comunidade.
Trabalha em equipas multidisciplinares no rastreio e diagnóstico da doença, na avaliação da efectividade do tratamento, na monitorização e controlo de terapêuticas/drogas e de alimentos, na pesquisa das causas e curas da doença, no âmbito da Patologia Clínica, Hematologia Clínica, Imunohematologia, Genética, Biologia Molecular, Saúde Pública, Imunologia e Microbiologia.
As técnicas actualmente usadas nos laboratórios requerem a utilização de aparelhagem e métodos automáticos altamente sofisticados, o técnico deve ser eficaz na operação dessa aparelhagem, e deve estar metodologicamente apto a implementar e aplicar os processos subjacentes a essas técnicas.

Algumas das cadeiras que o curso inclui são: Parasitologia Clínica, Imunologia Clínica, Anatomo-Fisiologia, Genética Humana, entre outras.

Duração do curso: 4 anos.

Provas de ingresso requeridas: Biologia e Geologia ou Física e Química.

Classificações mínimas: (depende da Universidade)

Nota de Candidatura: 100 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos


Saídas Profissionais:
Actividade Técnica de Análises Clínicas e Saúde Pública em Unidades Hospitalares Públicas e Privadas, Laboratórios Privados de Análises Clínicas, Laboratórios Universitários, Laboratórios de Saúde Pública, Institutos de Investigação, Clínicas Privadas, Unidades de Ensino, como docentes.